domingo, 13 de maio de 2012

Aprendendo com o que vivi


Hoje pensei mais sobre as voltas que a vida dá. Percebi que as coisas tomam um rumo que, muitas das vezes, inconscientemente desejamos muito. Coisas que você só se dá conta de que as queria quando tudo acontece para que você as consiga.
Essa história de que “você atraí o que deseja” e “cole o que planta”, faz realmente todo sentido do mundo, porque, parando para pensar sobre tudo que você viveu até hoje, você terminará por perceber que o que você no fundo mais queria, acabou acontecendo. Mesmo que tenha demorado um pouco, ou seguido um rumo que no momento parecia diferente do que você queria.
Hoje percebo que tudo tem seu tempo e as coisas acontecem quando têm de acontecer. Quero dizer, o que eu desejo, o que eu, no meu intimo quero muito, em algum momento será meu, mas pode demorar um pouco mais do que eu esperava ou tomar um caminho onde aprenderei algo antes receber o que eu quero. É como se a vida falasse: “Tudo bem, te darei isso, mas quero que primeiro você aprenda uma coisa que lhe será útil no futuro”.
A vida nos prepara para o que virá a frente, porque nossas escolhas hoje nos levarão a situações futuras que não podíamos nem sequer imaginar que as viveríamos.
Pensar em tudo isso me fez entender e aceitar, que tudo tem o seu tempo e que nada acontece por acaso.
Se hoje sou mais forte, é porque um dia caí, sofri e aprendi a dar a volta por cima.
Se hoje ouço mais, é porque um dia aprendi que gritar e querer ter sempre a razão nem sempre resolve as coisas e que o silêncio, em alguns casos pode ser a melhor resposta.
Mas se hoje eu falo, é porque percebi que não devo sempre me omitir e aceitar tudo de cabeça baixa, porque descobri que é preciso ter equilíbrio e a sabedoria para falar, ou calar, quando for preciso.
Aprendi que posso sim olhar para o passado para tirar lições e não repetir os erros, mas que não devo me lamentar por nada que ficou para trás, porque isso não muda o que passou e só atrapalha seguir em frente.
Percebi que tenho que confiar mais em mim, que mereço muito, que valho muito e o mais importante, aprendi que eu tenho de reconhecer meu valor primeiro, porque só assim saberei valorizar o próximo e por ele serei valorizada.

Liliane Maganin


Nenhum comentário:

Postar um comentário