quarta-feira, 18 de abril de 2012

Aventuras de um novo dia


         A vida está em constante mudança e nem sempre os planos que fazemos para o futuro se concretizarão. Me dei conta disso quando parei para pensar em tantos planos que fiz em minha vida, mas por pegar um rumo diferente, tive de deixá-los para trás, porque já não faziam mais sentido.
         Ouvi inúmeras vezes que devemos viver um dia de cada vez, mas sempre achei essa máxima um completo absurdo. Como posso viver um dia de cada vez sem me preparar para o futuro? Sem fazer planos? Hoje já vejo um pouco mais de sentido nisso, não adianta ficar fazendo planos para daqui a vários anos, porque nem sei o que o amanhã me trará. Posso ter de me mudar de país, mudar de emprego, mudar de faculdade, posso não ter o que tenho hoje, ou ter muito mais do que tenho. Talvez eu simplesmente mude de objetivo.
         Não quero anarquizar os conceitos que aprendemos desde criança, mas, talvez realmente não adianta pensar tanto no futuro, porque futuro é uma coisa incerta e nossas escolhas são muito subjetivas.
É claro que devemos fazer planos, só acho que eles devem ser feitos para curto prazo, porque a vida sempre muda, e as vezes muda muito rápido.
         Quando se planeja muito, o tempo passa e sua vida pode dar uma super guinada, o momento de você realizar o que queria pode terminar, ou talvez você perceba que aquilo que planejava já não tem mais utilidade ou sentido.
         Se aprendi alguma coisa nessa vida, é que preciso viver mais o presente. Aproveitar cada segundo que estou vivendo, cada sorriso que recebo, cada gesto de carinho e respeito. Aproveitar a companhia de quem me faz bem, de quem eu amo, de quem eu gostaria que fosse eterno, mas que infelizmente não é.
Preciso acumular bons momentos, porque, se a vida permitir que eu esteja aqui para contar histórias aos meus netos, então quero ter muitas memórias e que todas sejam lindas. Mas se eu não tiver tanto tempo assim, quero ter aproveitado tudo que eu podia. Quero valorizar o que realmente tem valor, quero estar em paz comigo e viver as aventuras de um novo dia.

(Liliane Maganin)



Nenhum comentário:

Postar um comentário